Misericórdia de Machico oferece formação

A nova direcção da Santa Casa da Misericórdia de Machico (SCMM) decidiu alargar aos funcionários das restantes Misericórdias da Região – Santa Cruz, Funchal e Calheta – a participação num plano de formação para misericórdias que costuma ser aplicado na SCMM. Na prática, o Projecto FORMIS é um plano de formação que já vinha sendo aplicado na Misericórdia de Machico, nomeadamente às Ajudantes de Lar e Centro de Dia, e que este ano, por deliberação da Mesa Administrativa vai ser aberto aos funcionários de todas das Misericórdias da Madeira, “num espírito de colaboração e cooperação que deve haver entre as mesmas”, justifica Nélia Martins, a Provedora da SCMM.

Porque um plano interno de formação assenta num diagnóstico das necessidades de formação dos trabalhadores, anual ou plurianual, deve especificar os objectivos, as entidades formadoras, as acções de formação, o local e o seu horário. Pode ser feito no momento de novas contratações, mudança de posto de trabalho, aquisição de novos equipamentos ou tecnologias, ou avaliação do desempenho.

Por essa razão este Plano de Formação procura contribuir para um melhor desempenho da actividade profissional dos colaboradores, agregado ao aumento de uma qualidade técnica das suas funções.

São objectivos do Plano organizar e tornar disponíveis formações comuns à Missão das Misericórdias, e à sua área de actuação, nomeadamente no que concerne às Valências relacionadas com a Terceira Idade e população carenciada.

Este Plano resultou por isso de um levantamento de necessidades de formação pelas mais diversas áreas sectoriais da Misericórdia de Machico e pretende responder às temáticas identificadas.

O mesmo irá ser desenvolvido durante o ano de 2017, nas instalações da Santa Casa em Machico, e teve como génese as necessidades formativas da Instituição.

Considerando as problemáticas comuns, este ano a nova administração da SCMM entendeu disponibilizar as formações para todas as Misericórdias da Madeira, para que todos os colaboradores afectos a estas, possam partilhar, envolver-se, e identificar novas problemáticas formativas, que possam beneficiar todas as partes envolvidas.

As formações serão todas de carácter presencial, sendo que os custos da formação, a nível dos recursos humanos, serão totalmente suportados pela Misericórdia de Machico, assim como custos com as instalações afectas à formação. Só os custos com as deslocações dos colaboradores e respectivos meios afectos de transporte, serão da responsabilidade das Misericórdias participantes.

Para o efeito é obrigatória a inscrição prévia (antecedência mínima de 15 dias e para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), por forma a permitir a preparação dos espaços e material necessário à formação.

 

http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/misericordia-de-machico-oferece-formacao-XE1457123