O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Machico está localizado no aprazível e ensolarado ponto intermédio do Pico do Facho numa zona sobranceira à baía de Machico.

Dotada de uma arquitetura ímpar, destaca-se pelo seu enquadramento com a natureza circundante, onde as tonalidades, cumieiras, varandas e amplos jardins potenciam um envolvimento imediato de conforto e bem-estar.

 Inaugurado em Setembro de 2000, o Lar, com capacidade para 77 utentes, surge como uma resposta válida ao crescente envelhecimento. Consiste no alojamento colectivo de utilização temporária, ou permanente, para idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia.

Na valência Lar a assistência médica e de enfermagem é diária e garantida por dois médicos: Dr. Miguel Homem da Costa, director clínico do Centro Médico, especialista em Medicina Interna e Dr. Pedro Afonso, especialista em Medicina Geral e Familiar.

Dispõe de uma equipa de enfermagem que presta serviço 24 horas por dia, em todos os dias da semana e coordenada por um enfermeiro especialista. A equipa da saúde é acompanhada por 38 ajudantes de lar, que funcionam por turnos, 2 auxiliares de ação médica, 1 nutricionista, 2 fisioterapeutas e 1 psicóloga clínica.

A área social do Lar é orientada por um sociólogo sendo este responsável pelos utentes institucionalizados e respectivos contactos com as famílias.

O setor de Fisiatria está entregue à Drª Rita Martins, especialista em Medicina Física e de Reabilitação.

Dispõe ainda de uma equipa de 3 animadores socio-culturais que desenvolvem múltiplas actividades que visam promover a qualidade de vida da pessoa idosa através do estimulo permanente das suas faculdades em termos físicos, sociais e mentais. Contributos que facilitam e incutem, na pessoa idosa, uma perspectiva de envelhecimento enquanto processo natural, encarado de forma positiva, numa lógica de envelhecimento bem-sucedido.

Objectivos:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e suas famílias em prol de um envelhecimento bem-sucedido, autónomo, ativo e plenamente integrado;
  • Promover a saúde e a autonomia dos utentes, prevenindo e retardando situações de dependência;
  • Fomentar a afetividade, as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, com a família, a sua esfera de relações sociais e com a comunidade em geral potenciando e optimizando os níveis de actividade e de participação social de modo a evitar o isolamento e promover a sua integração social;
  • Promover estratégias que propiciem a auto-estima, a valorização e autonomia pessoal e social, assegurando as condições necessárias ao reforço da sua capacidade autónoma para a realização e organização das atividades de vida diária.
  • Desenvolver parcerias com entidades governamentais e não governamentais, de modo a potenciar novas sinergias e recursos existentes que possam de alguma forma contribuir para o desenvolvimento de projetos comuns que tenham como objectivo primordial o bem-estar dos utentes.

 

Lar Agostinho Cupertino Da Camara 1
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 10
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 11
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 12
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 2
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 3
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 4
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 5
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 6
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 7
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 8
Lar Agostinho Cupertino Da Camara 9

 

Quem foi Agostinho Cupertino ?

(25-03-1917 a 07-11-2010)

O nome de Agostinho Cupertino da Câmara é indissociável da história da Santa Casa da Misericórdia de Machico. Nascido a 25 de março de 1917, no seio de uma família com fortes ligações ao poder local, desde cedo se destacou pela dedicação em fazer o bem às gentes do concelho.

A 21 de Janeiro de 1956, Agostinho Cupertino da Câmara é admitido como Irmão da Instituição pela mão do provedor de então, Eng. Ricardo Vasconcelos.

O afastamento deste último viria a abalar fortemente a Misericórdia. O Vazio da liderança e o contexto sociopolítico de 1975 causaram a desmobilização dos associados e a respetiva desativação da Misericórdia.

Dez anos se passaram e o espírito de solidariedade manteve-se como que adormecido... até que ao dia em que surgiu um grupo de pessoas, no qual estava também Agostinho Cupertino da Câmara, com vontade de fazer ressuscitar a Instituição secular.

Agostinho Cupertino da Câmara lutou contra as adversidades, e ajuda a reerguer a Misericórdia de Machico.

Durante os mais de 54 anos em que voluntariamente serviu esta Instituição, foi uma figura presente e empenhada cujo espírito de missão, sentido de dever em ajudar os outros e a grande generosidade, que caracterizam algumas, poucas pessoas, como é o caso de Agostinho Cupertino da Câmara que permitiram e tornaram possível a manutenção e existência da Santa Casa da Misericórdia de Machico.

A sua enorme dedicação em prol da comunidade e desta Instituição em particular, fizeram dele merecedor deste simbólico e singelo reconhecimento, atribuição do seu nome a algo que traduz, e tão só pouco consegue exemplificar, aquilo que foi a sua postura na defesa daqueles que mais necessitavam, na perpetuação da sua memória ficou lar Agostinho Cupertino da Câmara.

  • - Atelier "Sénior em acção";

    - Passeios, Visitas temáticas e Festividades;

    - Atelier "Imaginando e re-criando";

    - Costura;

    - Atelier "Memórias (d)espertas";

    - Atelier "Estímulos e Sensações";

    - Ensino Recorrente;

    - Informática;

    - Atelier "Expressão e Comunicação”;

  • Os utentes dispõem de uma estrutura e serviços que permitem manter um equilíbrio saudável entre o corpo e a mente a saber:

    - Quarto partilhado (duplo),com Tv cabo e internet;

    - Assistência 24 horas;

    - Assistência médica diária;

    - Assistência de enfermagem permanente;

    - Fisioterapia;

    - Animação sócio-cultural;

    - Assistência nutricional;

    - Assistência e acompanhamento religioso;

    - Medicação;

    - Fraldas;

    - Salão de beleza.

  • Candidato:

    - Fotocópia do Bilhete de Identidade ou do cartão de cidadão;

    - Fotocópia do Cartão de Contribuinte;

    - Morada e contactos;

    - Fotocópia do Cartão de Pensionista – NISS;

    - Fotocópia do Cartão de Utente – SRS;

    - Declaração Anual de Rendimentos da Segurança Social ou outra Entidade;

    - Declaração de IRS;

    - Relatório Médico/Historial Clinico;

    - Relação da medicação e terapêutica;

    - Declaração negativa de doenças infecto-contagiosas;

    - 2 fotografias tipo passe recentes;

    - História de Vida;

    Representante Legal:

    - Fotocópia do Bilhete de Identidade ou cartão do cidadão;

    - Fotocópia do Cartão de Contribuinte;

    - Comprovativo de morada.